top of page

Este projeto envolveu também uma parceria com a Câmara Municipal de Valongo, Divisão de Ambiente.

Na impossibilidade de realizar com todas as turmas de 8.º ano do Agrupamento uma viagem de estudo às Serras de Valongo, a Autarquia proporcionou-nos a visita de uma técnica, a Dra. Raquel Viterbo, que dinamizou para estes alunos uma palestra sobre este tema.

Em simultâneo esteve patente nas duas escolas uma exposição/jogo intitulada "Eu posso salvar o Planeta".

 

Apresenta-se aqui o registo vídeo desta atividade e dois textos da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Valongo sobre as duas atividades.

Serras de Santa Justa e Pias

As Serras de Santa Justa e Pias, classificadas como Área de Paisagem Protegida de Âmbito Local, integram uma extensa mancha verde que se destaca na paisagem urbana, assumindo-se como um dos mais importantes redutos naturais da região.

Nestas serras habitam espécies muito particulares de fauna e flora, várias com interesse comunitário em termos de conservação. Existem rochas notáveis, cujo estudo nos permite reconstituir cerca de 300 milhões de anos da história geológica de Valongo, durante a Era Paleozoica. Ocorrem jazidas fossilíferas de espécies já extintas, como as Trilobites, que nos reportam para o ambiente marinho que já caracterizou este território.

Graças aos seus recursos naturais, estas Serras motivam desde há muito a presença humana, sendo de destacar os testemunhos das antigas minas romanas, mas também a Aldeia de Couce, os moinhos, as capelas. Atualmente, muitas pessoas rumam às Serras, em lazer ou para praticar desporto ao ar livre.

Os percursos pedestres sinalizados no terreno convidam à descoberta deste vasto património e a desfrutar do convívio com a Natureza. Vemo-nos por lá?

EU posso salvar o PLANETA

O Homem partilha o Planeta Terra com um número inestimável de outros seres vivos, mas age como se fosse só seu.

A pegada ecológica em Portugal é de cerca de 4,5 hectares globais por habitante. Se a população mundial tivesse o padrão de vida dos portugueses, seriam necessários mais de 2 planetas Terra para suprir as necessidades de todos...

O tamanho da tua pegada depende dos teus hábitos alimentares, dos meios de transporte que utilizas, dos recursos e da energia que consomes, pelo que podes utilizá-la como guia para reduzir o teu impacto no Planeta.

Pensa no teu consumo e procura um equilíbrio entre o que de facto necessitas e o que é supérfluo. Vais fazer a diferença!

 

Câmara Municipal de Valongo
Divisão do Ordenamento do Território e Ambiente

bottom of page